terça-feira, 16 de outubro de 2007

Filosofia: a arte de se pensar


O q vc acha do mundo que te cerca?

vc acha q as respostas q vc tem hoje...bastam pra explicar o mundo a sua volta?
a coisa vc lê no livro ou aprende desde pequeno, como “deus criou o mundo”.
Ou “o universo se originou de uma grande explosão...” Essas respostas te satisfazem?
Ou vc acha q são saídas simplórias...Criada pra q vc não tenha q pensar demais nas coisas?

Muitas dessas respostas “básicas” não eram suficientes pra muitos homens, eles.
Criavam teorias, pesquisavam e por fim, davam alternativas pra responder questões.
Sobre a nossa existência e o sentido dela

Esses homens eram os filósofos, gente q não se contentava com respostas simples a questões tão complexas.

Sócrates, por ser o primeiro de todos os filósofos, queria entender as pessoas e seus valores.
Ele perguntava pra uma “o q é coragem?" Ou “o q é justiça...”.Tendo as respostas destas questões como base...Ele foi descobrindo os valores humanos...Depois dele vieram Platão e Aristóteles tentar explicar a alma, a natureza.

Eles faziam isso pq não se contentavam com o “deus criou e ponto final”, essa respostas eram muito simples, pra eles, tinha q se pensar mais profundamente nessas questões.

Mas sempre aquele q penso demais é discriminado, é tido como louco ou estranho, pois ele não concorda com uma coisa q pra sociedade, é o certo!

Mas o q te garante q é realmente o certo?

Será mesmo q existe um deus?

Será q a realidade a nossa volta é o q os nossos olhos enxergam? Ou uma ilusão, fruto de algo ainda incompreensível?

Não sei

A resposta mais honesta q se pode dar a essa questão é “não sei"

Pois não temos provas concretas pra se provar nada (se vcs conhecerem alguém q pode provar a existência de deus, por favor, me mande um e-mail).

Ahh, mas ai alguém pode me dizer "deus não tem q provar pra vc q ele existe, ele é algo acima da sua insignificante existência”.

Concordo, mas como ele não me deixou nenhuma regra ou ordem (pois a bíblia é pra mim um amontoado de livros escritos por homens... e nela mesmo diz “maldito o homem q confia no outro...” com isso ela tira a credibilidade dela mesma... pois ela não foi escrita por um cabrito ou um cavalo concordam)?

eu me acho no direito então de buscar a minha verdade, e ela pra mim não esta na igreja ou religião alguma, elas só servem pra impedir q eu pense, pois se vc pensa vc vira uma ameaça a quem governa ou manipula uma sociedade.

um exemplo?

Sócrates mesmo, ele criava muitas duvidas no povo da grécia antiga, com o povo pensando demais, começariam a questionar as atitudes de seus governantes.exigir seus direitos

o q fizeram com sócrates. o mataram

Sempre teve isso na historia da humanidade, pessoas com pensamento à frente eram mortas pra q não influenciarem as outras...Pois depois q vc tem a verdade, depois vc começa a enxergar o mundo sem maquiagem...Vc não aceita tão fácil assim o q lhe é empurrado

Ai por isso morreram pessoas como Sócrates, Che Guevara...E o próprio Jesus

Pois pra época dele, ele tinha um pensamento muito à frente do tempo dele...Ai limou com a ameaça q ele representava executando ele

Pra mim Jesus foi um filosofo de seu tempo...Os apóstolos q o santificaram pra q poderem criar mais uma seita manipulador (sei q irei ser atacado por isso)

Eu acho q o homem devia ser livre pra pensar, vc pode me falar “ahh, mas sou livre pra pensar”.

Será q é mesmo?

Bom, se vc for um católico...Não é livre não, pois se vc duvidar q o primeiro homem foi adão...Vc esta pecando.

Duvidar, ter curiosidade é pensar.E as religiões colocam um freio nisso

Na verdade, o conhecimento humano ainda não chegou no seu auge, ele flui com o decorrer dos anos.

Um exemplo

Um filosofa chamado shopenhauer achava q o homem, a sua essência, era à vontade, pq ela o motivava a fazer as coisas na vida...e, mas essa vontade tbm era a fonte do sofrimento do homem, pois querer é sofrer.
Se vc quer um carro e não pode comprar.Vc fica triste certo? Esse era o raciocínio dele, ai então pra ele, o homem só seria feliz se negasse a sua vontade, depois dele, veio outro filosofo, esse bem conhecido, seu nome era Nietzsche.

ele achava o contrario , pra ele o homem sofria pq reprimia as suas vontades , q ele seria feliz se as coloca-se pra fora .
Bom, depois dele veio um medico psiquiatra chamado Freud, ele leu o q achava shopenhauer, leu o q achava Nietzsche e teve a idéia inicial do q seria a psicologia.
Ele fez o seguinte, pegou as dois teorias a as fundiu, pra ele, a mente humana tinha o q o shopenhauer acreditava e o q o Nietzsche acreditava.
Pra Freud, a mente humana vivia num concreto entre a vontade e a repressão dela.
Pra ele, uma pessoa com boa saúde mental.Era aquela q tinha essas duas coisas em equilíbrio
Se o cara se deixava levar demais pelas suas vontades, virava alguém q achava q poderia fazer de tudo, uma pessoa sem freios, e a q se reprimia demais...Tinha medo até de sair de casa

Eu usei esse exemplo pra ilustrar o q estou tentando dizer aqui, a importância de se pensar nas coisas!
Pois como vcs federam ler, tudo q sabe é o certo até q alguém derrube a teoria vigente com outra q faça mais sentido.

Foi o q Freud fez...Por enquanto o q ele diz é tido como certo...Até q alguém venha com uma teoria revolucionarei derrube a dele

A mesma coisa se aplica a tudo o q vc sabe sobre a vida, vc colocar a responsabilidade em deus o protege de sofrer por saber q na verdade...Não se tem uma resposta definitiva, mas q ainda a buscamos... Buscamos entender o mundo e a nós mesmos

E a filosofia é o melhor meio pra se alcançar isso


4 comentários:

Unknown disse...

Você até fala bem ...mas o seu erro é achar que a sabedoria do homem esta acima de Deus.

Junior disse...

pq erro?

eu não sei o q deus é, se ele é ou se viré a ser coisa alguma

como não sei bada sobre ele , dou valor a unica coisa q ilumina a minha vida , q é o conhecimento , e não um ser mistico de luz e bla bla bla...q nemsei se existe

acho justo eu duvidar , pq se ele existe , poderia pelo menos perguntar se eu queria nascer , ele não fez nenhum favor pra mim...então não devo nada a ele

Lais disse...

Sou suspeita para falar, odeio Freud e sua filosofia...fiz terapia com uma psicologa seguidora de Freud e tudo o que ela disse foram bobagens que nem ela msm pode comprovar...
E qd vc puder me dizer como surgiu o mundo me diga...(obs: estou dizendo sem nenhuma ironia....só para saber a sua opinião msm)
E o ser humano tem a necessidade de acreditar que existe algo maior q ele, pois se não acreditarmos, sim, sim...nós enloqueceriamos...digo por experiência própria!
beijos e boas pesquisas

Junior disse...

olha Lais ,pra ser sincero , eu tbm não acredito muito nas teorias de freud ...acho q ele simplificou de mais a mente humana e na verdade não é bem assim, cada um tem uma complexidade unica!
cada um viveu experiencias unicas ...por isso acho dificil usar uma regra universal pra todas as pessoas

o q quis dizer usando freud é q ele pegou uma linha de pensamento e deu continuidade...mas não quer dizer q ele esteja certo....

acredito q um dia alguem acerte tratar dos males da mente ...acho q estamos muito longe disso ainda

sobre a origem do mundo....olha , vou te dizer o q acho hoje

eu tenho 2 hipoteses

a primeira é q acoteceu algum acaso cosmico, algo q por acaso...fez surgir a vida na terra

a outra alternativa é q talvez tudo tenha sido pensado por algo maior ..pq as vzs me pego vendo a complexicidade do olho humano ...penso q o olho humano e a sua capacidade de ver o mundo algo q foi pranejado

mas quem planejou?

isso não sei responder

eu continuarei as minhas poesquisas xD

quando descobrir algo com certeza colocarei aqui =]

abraço !